VEREADOR NEM DO PMDB FALA SOBRE A AMEAÇA DE DESASTRE NATURAL NO DISTRITO DE MIRITITUBA

por AJSC publicado 08/03/2018 13h06, última modificação 08/03/2018 13h06

Vereador Etevaldo Lima, o Nen de Miritituba (PMDB), representante político do distrito, lembra dos desastres naturais que já deixaram vítimas fatais em Miritituba. O assunto foi abordado por ele durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta quarta-feira. O problema já é histórico, e sempre esbarra em outras questões sociais que a Prefeitura tenta resolver há anos, mas sem obter sucesso. Mais recentemente, parte da encosta no bairro Buritizal desabou, ameaçando a vida dos moradores. O vereador acompanhou a visita da Defesa Civil Municipal, e também demonstrou preocupação com esse problema, que tende a crescer cada vez mais, se não forem tomadas providências.

Nós estivemos em visita a essas áreas de risco. Sabemos da situação e o que pode acontecer. Só esperamos que possamos conseguir apoio para evitar que uma tragédia maior possa acontecer. E também pedimos a compreensão da comunidade, que nos apóie nessa empreitada, que é para o seu próprio bem”, disse o vereador Nen de Miritituba.

<E A DEFESA CIVIL MUNICIPAL JÁ TEM O DIAGNÓSTICO SOBRE MIRITITUBA, MAS O PROJETO PREVENTIVO TEM UM CUSTO QUE FOGE DAS POSSIBILIDADES DA PREFEITURA >

O representante da Defesa Civil Municipal coordenou pessoalmente a visita ao bairro Buritizal em Miritituba pra averiguar a situação de perto e estudar  uma possibilidade de um paliativo para o problema, até que seja apresentada uma solução definitiva. Na prática, Miritituba se resume em uma verdadeira bomba-relógio, que pode explodir em um grande desastre, possivelmente bem superior ao que já aconteceu em 2012. As encostas continuam sendo ocupadas, e parte das famílias resiste em sair do local.

A Defesa Civil de Itaituba já faz parte do sistema nacional e está apta a buscar parcerias para se antecipar a situações que coloquem a comunidade em risco. Mas é preciso que haja uma efetiva participação da própria comunidade e compreensão das famílias. Elas precisam entender que são elas que correm o maior risco.

Em parceria com o Corpo de Bombeiros e a comunidade de Itaituba, a Defesa Civil Municipal já fez um diagnóstico da situação de Miritituba. Esse diagnóstico apontou o risco iminente de um desastre nas áreas de encostas. “Tem um detalhe. Esse projeto finalizou com o orçamento inicial de mais de R$ 90 milhões, um custo impossível de ser custeado pelo município. O que buscamos agora é montar parceria com a Coordenação Nacional de Defesa Civil, Ministério das Cidades ou Ministério da Integração Nacional, para buscarmos meios de resolver a situação”, disse o coordenador municipal da Defesa Civil.

Uma das alternativas para retirar as famílias sem que houvessem impactos sociais seria através do programa Minha Casa Minha Vida, o que já partiria para outra pasta de governo, nesse caso, o Ministério do Desenvolvimento Social.

ÁREA DE RISCO!                           LOCAL DE RISCO!                             LOCAL DE RISCO!