NO DIA DA ENFERMAGEM PROFISSIONAIS SE REÚNEM NA CÂMARA E REIVINDICAM PISO SALARIAL

por AJSC publicado 12/05/2021 05h55, última modificação 20/05/2021 11h16

Dia da Enfermagem com Reivindicação dos Profissionais da Saúde!

Em meio a pior crise de saúde do século, o trabalho de auxiliares, técnicos e enfermeiros tem sido fundamental para o enfrentamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os responsáveis por cuidar diretamente da medicação, alimentação, necessidades básicas dos pacientes e equipamentos de leitos e UTIs são os chamados “profissionais de linha de frente” e é por todo o risco que correm para salvar vidas que merecem as homenagens do Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no dia 12 de maio.

A data foi instituída em referência ao nascimento de Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo. No Brasil, além do Dia da Enfermagem, comemora-se a Semana da Enfermagem, que inicia no dia 12 e termina no dia 20 de maio, com o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

Em Itaituba, oeste do Pará, na manhã desta quarta-feira (12), alguns profissionais estiveram presentes na sessão ordinária da Câmara municipal para reivindicar aprovação do piso salarial.

Os profissionais pediram apoio dos vereadores para que possam articular junto aos deputados e senadores a aprovação do projeto de lei 2564/2020, que estabelece piso salarial de R$ 7.315 para enfermeiros, de R$ 5.120,50 para técnicos de enfermagem e de R$ 3.657,50 para auxiliares, com base em jornada de trabalho de 30 horas semanais para os setores público e privado.

Os vereadores presentes parabenizaram todos os enfermeiros e enfermeiras e falaram sobre o reconhecimento e valorização da classe.

Ao final, o presidente da Câmara , Dirceu Biolchi se comprometeu juntamente com os parlamentares a encaminhar uma carta do poder legislativo aos representantes estaduais e federais para reforçar o pedido da categoria.

Ascom CM

DIA DA ENFERMAGEM-REIVINDICAÇÃO!